25 C
Salvador
segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioBahiaSalvador“A carência de moradia digna no Brasil está calcada no racismo”, diz...

“A carência de moradia digna no Brasil está calcada no racismo”, diz Ireuda em artigo

Em sua coluna mensal no “Nexo Jornal”, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), faz uma defesa da luta por moradia digna no país. Segundo a republicana, trata-se de um direito básico como alimentação, saúde e educação.

Ainda de acordo com Ireuda, a extrema desigualdade no que se refere a condições de moradia está calcada na escravidão. “Ao pensarmos a desigualdade brutal de moradia entre os brasileiros mais pobres e os mais ricos, devemos fazer uma revisão histórica com foco nos séculos de escravidão e também no período pós-abolição. Após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, milhões de ex-escravizados foram literalmente abandonados à própria sorte, invisibilizados por um Estado construído por seus suor e sangue. A carência de moradia digna no Brasil está calcada no racismo. É um efeito colateral de mais de 300 anos em que milhões de pessoas foram escravizadas e despersonalizadas, e às quais foi negado qualquer direito fundamental, incluindo o direito de terem um teto. Essa prática, de certa maneira, perpetua-se até hoje”, pontuou.

Ela também lembrou o caso da comunidade Paz e Vida como um dos mais ilustrativos dessa realidade: “Um dos casos mais emblemáticos da cidade de Salvador (entre tantos outros), é o da comunidade Paz e Vida. Em 2018, o local foi cenário de uma tragédia que teve repercussão nacional: uma menina de 11 anos foi baleada e morta durante uma operação policial. Entrei em Paz e Vida por acaso, em 2017, mas logo entendi a minha responsabilidade enquanto vereadora de fazer o que estivesse ao meu alcance para tirar os moradores das condições desumanas em que viviam. Após muito diálogo com a gestão municipal, conseguimos fazer com que centenas de famílias fossem beneficiadas com habitações dignas e seguras. Nesta terça-feira (19), mais de 500 chaves foram entregues.”

“A carência de moradia digna no Brasil está calcada no racismo”, diz Ireuda em artigo
Cidade Revistahttp://www.cidaderevista.com.br
Notícias e Parcerias? Chama no WhatsApp-> (71) 99900-3232
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES