26 C
Salvador
terça-feira, novembro 30, 2021
Blessed Modas
InícioBrasilBahiaCom números acima da média nacional, HGRS desenvolverá protocolo assistencial para aneurisma

Com números acima da média nacional, HGRS desenvolverá protocolo assistencial para aneurisma

Um levantamento feito pelas médicas Priscilla Mascarenhas e Mayra Medeiros – residente de neurologia e residente de neurocirurgia, respectivamente – apontou que, desde a abertura da unidade de terapia intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), 322 pacientes com aneurismas foram atendidos na instituição. O estudo, que compreende o período de maio de 2017 a maio de 2021, servirá para realização de protocolo assistencial para casos de hemorragia subaracnóidea aneurismática (HSA).

A ideia é que, com o documento, seja possível implementar e padronizar fluxos de redução de danos aos pacientes, atenuando as complicações relacionadas à própria doença. O projeto, desenvolvido com a orientação do neurocirurgião Leonardo Avellar – coordenador do serviço e da residência de neurocirurgia do HGRS – e do neurologista Daniel Farias – coordenador médico da UTI neurológica do HGRS – é apoiado em novas evidências científicas.

“A hemorragia subaracnóidea aneurismática é responsável por cerca de 1 a 5% dos eventos cerebrovasculares e, apesar de ser o subtipo menos comum quando falamos de eventos cerebrovasculares, seu diagnóstico vem atrelado à alta taxa de morbidade e mortalidade. Na literatura americana, tem uma incidência estimada em torno de nove casos para cem mil pessoas/ano”, justifica Priscila.

Para validar o protocolo e oferecer melhores desfechos aos sobreviventes de aneurimas, foram revisados 2.240 prontuários de pacientes internados na UTI neurológica do Hospital Roberto Santos. Dos 322 pacientes diagnosticados com indicação de tratamento, 84% são submetidos a algum tratamento neurocirúrgico e 16% ao tratamento endovascular. Pelo menos, 229 microcirurgias de clipagens de aneurismas foram realizadas e 58 pacientes foram submetidos a, no mínimo, um procedimento de derivação ventricular externa.

Associação FelizCidade
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES