26.5 C
Salvador
segunda-feira, novembro 29, 2021
Blessed Modas
InícioBrasilBahiaConheça a Rio Limpo, uma corrente para salvar o Joanes

Conheça a Rio Limpo, uma corrente para salvar o Joanes

A OSCIP Rio Limpo surgiu em 2008, com a necessidade de constituir uma entidade para organizar e estudar uma forma de mobilização da população residente nas proximidades do rio e que já se mostrava incomodada pela degradação do Joanes. Sua missão é salvar o Rio Joanes e seus afluentes, atuando sem vínculo ideológico.

A Entidade, que é sem fins lucrativos, já conta com o apoio de mais de centenas de condomínios de Lauro de Freitas e Camaçari e de todas as organizações da Sociedade Civil da Região. Suas ações tem sido desenvolvidas através de projetos e programas visando a preservação e revitalização da Bacia do Joanes, com foco na conscientização e educação ambiental da Comunidade, sem nenhuma conotação politica ou partidária. A Rio Limpo possui representantes no Conselho da APA Joanes-Ipitanga.

A Rio Limpo é a primeira manifestação civil de interesse público organizada juridicamente no Município de Lauro de Freitas, dirigida por pessoas da Comunidade que tem como objetivo planejar e construir todas as necessárias ações para que sejam revertidos os vetores que determinam a piora da qualidade das águas da Bacia do Joanes, com a degradação do seu entorno, perda de receita e de investimentos, desvalorização dos seus imóveis, perda das suas atrações naturais,
perda da contemplação das suas águas e da sua balneabilidade, redução do turismo, da pesca, da mariscagem, e da utilização das águas como fonte de lazer, riqueza e renda.

A Rio Limpo visa promover eventos culturais que tenham abordagens voltadas para os aspectos da sustentabilidade, visando pacificar os entendimentos de respeito à natureza, sem que sejam necessárias as ações pela intocabilidade, mas pela forma equilibrada de manejar o ambiente, sem causar danos irreparáveis e reparar todos os causados, a partir do manejo. Uma das formas de reparação é o carbono zero.

É muito importante salientar que no dia 17 outubro foi realizado o “Workshop Bacia do Joanes”, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, no Hotel Plaza Busca Vida, com os secretários de Meio Ambiente dos municípios da Bacia do Joanes e participação dos órgãos de controle e gestão ambiental do Estado. Na ocasião foi aprovado a Constituição do Consórcio dos Municípios da Bacia do Joanes e a elaboração do seu Diagnóstico.

A OSCIP Rio Limpo já fez, também, as seguintes indicações a órgãos públicos:

Indicação ao Ministério do Meio Ambiente:

• Alocação de Recursos Financeiros para realização de Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes e Plano de Ações de Revitalização.

Indicação ao Ministério de Desenvolvimento Regional:

• Disponibilização de recursos financeiros para universalização do esgotamento sanitário com implantação de coleta, afastamento e tratamento em toda área da Bacia Hidrográfica do rio Joanes.

Recomendação ao Governo do Estado da Bahia:

• Instalação de processo de Outorga relativa ao uso das águas do rio Joanes pela EMBASA, com disponibilização de recursos para gestão do Comitê de Bacia com objetivo de recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica.

Recomendação à Prefeitura de Lauro de Freitas e ao Governo do Estado:

• Envidar esforços para instalação do Consórcio da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes com a participação dos Municípios da área de abrangência da Bacia visando à recuperação e uso sustentável dos recursos hídricos na região.

Associação FelizCidade
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES