segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioBrasilBahiaDefensoria Pública da Bahia adere ao banheiro unissex em suas instalações

Defensoria Pública da Bahia adere ao banheiro unissex em suas instalações

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) causou polêmica ao aderir ao chamado “banheiro unissex” em suas instalações. A atitude da Defensoria foi chamada de “respeito à diversidade e os direitos humanos”. Na oportunidade, foram colocados selos em seus sanitários para indicar que pessoas trans podem utilizá-los de acordo com o gênero o qual se reconheçam.

A etiqueta afixada nas portas dos banheiros (todos de uso pessoal, sejam exclusivos de um gênero ou unissex) traz o símbolo e as cores do movimento trans e a mensagem “aqui se respeita a identidade de gênero”, apontando o livre uso.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da DPE/BA, o defensor público geral, Rafson Ximenes, que fixou a sinalização no banheiro de seu gabinete, comentou sobre.

“Um dos principais preconceitos de nossa sociedade diz respeito à diversidade e identidade de gênero. As pessoas trans, em qualquer ambiente da Defensoria, irá o usar o banheiro de acordo com o gênero com o qual se identifica. É mais uma iniciativa na luta pela igualdade e pela cidadania. Por que a gente não pode imaginar que chegará o dia em que teremos um defensor(a) geral trans?”, pontuou Ximenes após aplicação do adesivo.

Segundo a defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, o selo será adotado em todas as unidade da DPE/BA na capital e no interior e a etiqueta nos sanitários reafirma o “compromisso da Instituição com o público trans”.

“Assim como o uso do nome social e pronome de tratamento adequados, essa medida reforça que a DPE/BA segue comprometida com o respeito à diversidade, não só lá fora como em suas dependências. É uma disposição que deveria ser desnecessária, mas infelizmente não é. São recorrentes as violências e discriminações enfrentadas por pessoas trans, situação comum quando do uso dos banheiros”, acrescenta Lívia Almeida.

Veja o vídeo divulgado no Instagram:

https://www.instagram.com/reel/CYtjefzIIKn/?utm_medium=copy_link

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES