26.1 C
Salvador
sábado, maio 28, 2022
InícioBrasilBahiaDefesa Civil de Camaçari faz avaliação das últimas horas de chuvas no...

Defesa Civil de Camaçari faz avaliação das últimas horas de chuvas no município

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Operação Chuva – ação que integra diversas pastas da gestão –, segue atenta e acompanhando de perto as ocorrências causadas pelas chuvas dos últimos dias. Na manhã desta sexta-feira (22/4), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), fez uma avaliação das ocorrências até o momento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, a chuva castiga a cidade desde o dia 17/4 (domingo), quando choveu mais de 140 milímetros (mm) no município. Nos dias seguintes, segunda e terça-feira (18 e 19/4), caíram, respectivamente, aproximadamente 110 e 150 mm. “Ou seja, o solo já estava bastante encharcado de água de três dias seguidos de chuva”, pontuou ao dizer que o ápice foi no dia 20/4 (quarta-feira), quando choveu quase 270 mm.

“Essa chuva que começou na noite da quarta (20/4) durou por toda a madrugada do dia 21/4 (quinta-feira). E o que era esperado para o mês inteiro caiu em poucas horas. Isso explica o estrago que foi feito na cidade. Nenhum lugar suporta isso. E olhe que Camaçari é uma cidade que se prepara, com antecedência, todos os anos, para esperar as chuvas desse período”, destacou o coordenador ao informar ainda, que durante o dia de ontem a chuva foi de mais de 170 mm.

O coordenador da Defesa Civil falou ainda sobre as comportas da barragem Joanes II, que tiveram que ser abertas na quinta-feira (21/4), devido às fortes chuvas dos últimos dias na cabeceira do Rio Joanes. “Recebemos um comunicado informando que as comportas estão sendo fechadas gradativamente nesta sexta-feira (22/4), o que tranquiliza a todos nós, sobretudo, a população ribeirinha da comunidade de Catu de Abrantes, em Vila de Abrantes, costa do município, que é a que fica mais próxima ao Rio Joanes”, salientou.

Ele também informou que durante toda esta sexta-feira (22/4), equipes da Operação Chuva acompanham ainda as ocorrências nas comunidades atingidas pelas chuvas na Costa de Camaçari. “Seguimos fazendo as vistorias nos locais afetados, atendendo aos chamados, acompanhando as obras de reparos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e da Neoenergia Coelba, bem como tomando as providências para minimizar os danos e atender as necessidades dos cidadãos”.

Em situações de emergência, a população deve acionar o órgão através do número 199. Ou ainda por meio dos celulares corporativos (71) 99981-3641 ou 99922-3433 e dos telefones fixos 3622-7755 e 3622-7799. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.

Cidade Revistahttp://www.cidaderevista.com.br
Notícias e Parcerias? Chama no WhatsApp-> (71) 99900-3232
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES