28 C
Salvador
quarta-feira, dezembro 1, 2021
Anuncie aqui!
InícioVariedadesDireita vence eleição legislativa na Argentina

Direita vence eleição legislativa na Argentina

A coalizão opositora de centro-direita Juntos por el Cambio saiu vitoriosa nas eleições legislativas argentinas no último domingo (14), segundo os primeiros resultados oficiais. Com mais de 90% dos votos computados, o peronismo, liderado pelo presidente Alberto Fernández, saiu derrotado e deve perder o controle do Senado. Será a primeira vez desde a redemocratização, em 1983, que os peronistas não terão o poder de definir a agenda da Casa.

Na cidade de Buenos Aires, a candidata da oposição, a ex-governadora María Eugenia Vidal, conseguiu uma vitória expressiva com 48,8% dos votos sobre Leandro Santoro (25,1%). Em Córdoba, a derrota foi ainda maior: o Juntos por el Cambio teve 54,1% contra 24,9% da aliança governista. O peronismo também perdeu em Santa Cruz, tradicional província kirchnerista, por 35% contra 28,2%.

Até às 21h30, o resultado na província de Buenos Aires, principal reduto eleitoral do país, com 38% dos eleitores, mostrava recuperação do peronismo. Com 72% dos votos apurados, o opositor Diego Santilli tinha 40,06% dos votos, contra 38,4% de Victoria Tolosa Paz.

Na cidade de Buenos Aires, ainda segundo as pesquisas, a vitoriosa foi a ex-governadora María Eugenia Vidal. O economista de direita Javier Milei estaria eleito, fazendo dos “libertários” a terceira maior força na capital federal, assim como nas primárias.

A esquerda, porém, representada pela aliança Frente de Izquierda, também repetindo o resultado de setembro, teria alcançado o posto de terceira força política no país.

Os números prévios mostram, no entanto, que a derrota peronista foi menor que a sofrida em setembro, nas primárias, e que ocasionou uma reorganização do gabinete de ministros sob o comando da vice-presidente, Cristina Kirchner.

Em declaração logo depois de fechadas as urnas, o ministro do Interior, Wado de Pedro, afirmou que houve 72% de participação. A cifra mostra um aumento do interesse em relação às primárias, que tiveram comparecimento de 66%.

Com informações da Folhapress

Anuncie aqui no Cidade Revista
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES