quinta-feira, janeiro 27, 2022
InícioBrasilBahia“Essa escola simboliza toda uma jornada”, diz João Roma em cerimônia de...

“Essa escola simboliza toda uma jornada”, diz João Roma em cerimônia de início das obras da nova sede da AMA-BA

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), participou nesta quinta-feira (06) do lançamento da pedra fundamental e assinatura da Ordem de Serviço para a construção da sede própria que vai abrigar também a Escola Municipal da Associação de Amigos do Autistas da Bahia (AMA-BA). A obra será custeada por recursos federais que contaram com a articulação de João Roma, ainda no exercício do mandato de deputado federal, junto ao Ministério da Educação. O ministro Milton Ribeiro (Educação), também participou da solenidade que teve, ainda, a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), da presidente e do vice-presidente da AMA-BA, Rita Brasil e Leonardo Martinez.

Há quase 20 anos a AMA-BA luta para ter sua sede própria e qualificar o atendimento das famílias assistidas. A nova sede da entidade vai proporcionar um aumento de 250 para 3 mil atendimentos, dez vezes mais do que ocorre atualmente. Além disso, através de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a nova sede irá dispor de uma estrutura pedagógica completa para receber 800 alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Não se trata apenas de mais uma escola. Essa é uma escola que simboliza toda uma jornada. De início, nós temos conectados a essa ação mais de 220 mil pessoas na Bahia, então, isso traz para essa obra tangível, o intangível infinito, uma coisa muito maior do que as pessoas possam passar na rua aqui e enxergar, porque aqui está depositado o coração de muita gente e, pela emoção que foi traduzida aqui, conseguimos começar a entender a dimensão dessa realização”, afirmou Roma.

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, a nova escola terá 20 salas de aula, sala multiuso, acessibilidade total, 14 sanitários, incluindo instalações para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), além de refeitório, cozinha, dispensa, depósito de materiais de limpeza, lavanderia, diretoria, almoxarifado, piscina, quadra poliesportiva, vestiário, sala de professores, dentre outros equipamentos modernos para atender multidisciplinarmente a comunidade escolar com conforto e segurança.

O ministro da Cidadania comentou também a importância do trabalho integrado entre os ministérios para promover realizações transformadoras em benefício das pessoas. “No governo do Presidente Bolsonaro (PL) nós temos total liberdade de ação e somos muito estimulados a trabalhar em sinergia, em espírito de equipe para promover melhorias importantes que atendam as necessidades, sobretudo, daquele cidadão que está na ponta e que precisa do amparo do Estado Brasileiro. É com essa soma de esforços que vamos seguir de mãos dadas para continuar fazendo sonhos como esse virarem uma realidade transformadora, porque é isso que esse feito representa, uma inspiração para o Brasil”, disse.

Desde que iniciou a carreira na vida pública, Roma tem abraçado a causa da inclusão, em especial das pessoas com autismo, através da articulação de investimentos para a construção da sede própria da AMA-BA junto ao MEC e FNDE, do pedido para a flexibilização do uso de máscaras para as pessoas com autismo durante a pandemia, em Salvador, e do pedido para que fosse investigada a dupla de “humoristas” Dihh Lopes e Abner Henrique por piadas capacitistas em uma apresentação de stand up comedy. 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES