26 C
Salvador
terça-feira, novembro 30, 2021
Blessed Modas
InícioBrasilBahiaGoverno destaca os mais de 100 mil empregos gerados em 2021, resultado...

Governo destaca os mais de 100 mil empregos gerados em 2021, resultado que mantém a Bahia líder no nordeste

“Com o saldo da geração de postos de trabalho em setembro, superamos os 100 mil empregos gerados este ano, o que nos mantém na liderança no Nordeste. Ainda que as coisas não aconteçam na velocidade que gostaríamos que acontecesse, precisamos reconhecer a constante evolução da nossa economia”. A avaliação do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, que cumpre agenda institucional em Paris, é referente às 109.999 novas vagas de empregos formais geradas pela Bahia nos nove primeiros meses do ano, resultado alcançado com a soma dos 11.345 postos com carteira assinada criados em setembro.

Com o saldo de setembro, o estado passou a contar com 1.813.774 vínculos celetistas ativos, aumento de 6,46% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano. Em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana continuou à frente das demais do Nordeste, com Ceará (+75.376 postos) e Pernambuco (+70.500 postos) na segunda e terceira posições, respectivamente. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado de janeiro a setembro, com 2.512.937 e 393.628 novas vagas, respectivamente.

“É um quadro otimista, que revela o crescimento coordenado das diversas áreas econômicas no estado. Mesmo com a redução do ritmo em setembro, a Bahia segue como principal polo regional de geração de emprega na análise dos nove primeiros meses do ano”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Dos cinco grandes setores de atividade econômica, todos apresentaram saldo positivo em setembro de 2021 na Bahia: Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.656 vagas), Serviços (+3.243 postos), Indústria geral (+3.070 postos), Construção (+803 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+573 postos).

De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Associação FelizCidade
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES