25.3 C
Salvador
sexta-feira, maio 27, 2022
InícioBrasilIndígena brasileiro vence concurso de fotografia da OMPI

Indígena brasileiro vence concurso de fotografia da OMPI

O brasileiro Joanderson Gomes de Almeida, de 30 anos, venceu o concurso de fotografia Povos Indígenas e Comunidades Locais, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Joanderson é um indígena Pankararu do estado de Pernambuco e venceu o prêmio com a imagem “Puxar da Videira”, retratando um ritual parte da tradicional festa da Corrida do Umbu. O primeiro lugar do concurso ganha equipamento fotográfico no valor de até US$ 3,5 mil. 

O tema do prêmio este ano foi “Mudanças Climáticas e Ação Climática: Mãe Terra através de nossas lentes”, um incentivo do OMPI para que jovens indígenas expressem suas visões sobre proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre como os direitos autorais podem ser usados ​​para proteger sua criatividade.

Esses jovens criadores, cujo trabalho é protegido por direitos autorais, podem usar todo o poder da fotografia para expressar melhor suas preocupações com o mundo e compartilhar as melhores práticas em suas comunidades”, comenta o diretor-geral do OMPI, Daren Tang.

Exposição – Entre as centenas de inscrições recebidas, um total de 30 fotos entraram na fase final do concurso. Um painel independente de jurados constituído por quatro fotógrafos internacionais indígenas e de comunidades locais selecionou três vencedores para os prêmios que foram entregues durante um evento na OMPI para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra, no dia 22 de abril. As trinta fotografias finalistas agora estão sendo exibidas na sede da OMPI, em Genebra, na Suíça, até 6 de maio.

A jovem brasileira Isabela Back Hans, por sua vez. foi selecionada entre os 20 melhores vídeos em comemoração ao Dia Mundial da PI. Isabela apresenta no vídeo o Projeto Ciclo, uma iniciativa que busca ajudar a acabar com a pobreza menstrual no mundo.

Mais de 33.400 pessoas votaram para ajudar a escolher os vencedores do Concurso de Vídeos. Assista os vídeos premiados aqui.

SITE ipday2022-videocomp-en-240.jpgSITE Izabela.jpg

 

 

 

Cidade Revistahttp://www.cidaderevista.com.br
Notícias e Parcerias? Chama no WhatsApp-> (71) 99900-3232
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES