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sexta-feira, maio 20, 2022
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“Jeitinho brasileiro”: clientes reclamam de propaganda enganosa e falta de descontos na Black Friday

A sexta-feira mais aguardada para lojistas e clientes chegou. A Black Friday, famosa campanha de redução de preços americana e que vem ganhando a cada ano mais espaço no Brasil, em 2021, ao que parece, vem sem muitas expectativas.

E isso tem vários motivos, entre eles, as propagandas enganosas de diminuição de preços. Nesta sexta, a correria na porta dos shoppings e lojas do comércio foi substituída por corredores e estabelecimentos mais vazias e clientes decepcionados com os preços dos produtos desejados. Muitas pessoas que se deslocaram até as lojas da capital tiveram que voltar para casa de mãos vazias por conta dos preços altos. 

Paralelo a isto, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), em Salvador, vem trabalhando para evitar a versão baianês do dia, chamada de “Black Fraude”.

Sem registros oficiais ainda da quantidade de lojas notificadas por propaganda enganosa, a Codecon, de acordo com a TV Bahia, fez a análise de preços no último mês e nesta sexta voltou às lojas para se certificar se a promoção é realmente verdadeira.

O “jeitinho brasileiro” que ganha as prateleiras de algumas lojas foi criticado pelo empresário Heckel Pedreira.

“O cidadão brasileiro precisa cobrar o respeito às leis, até mesmo de juízes que dão sentenças de acordo com o réu, contrariando, às vezes, suas próprias sentenças anteriores. A população se acostumou com a corrupção, já não fica indignada e trata tudo como normalidade, pois foi educada por uma esquerda militante a achar que ‘todo mundo é corrupto’. Precisamos mudar isto! Basta!”, criticou.

Se o consumidor identificar fraude nos descontos, ele deve primeiro comunicar o Procon da sua cidade, e fazer uma reclamação formal. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo PROCON BA MOBILE, disponível em IOS e Andróid ou, ainda, através do e-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.

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