26.5 C
Salvador
segunda-feira, novembro 29, 2021
Blessed Modas
InícioBrasilMario Frias veta passaporte da vacina na Lei Rouanet

Mario Frias veta passaporte da vacina na Lei Rouanet

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, assinou uma portaria que proíbe os proponentes de projetos culturais que captam recursos via Lei Rouanet de adotar o chamado passaporte da vacina, ou passaporte sanitário, “para a execução ou participação de evento cultural a ser realizado, sob pena de reprovação do projeto cultural e multa”. A portaria foi publicada nesta segunda (8) no Diário Oficial da União.

O passaporte da vacina consiste na obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação por parte de pessoas que visitam exposições, shows e demais eventos em equipamentos públicos que promovem aglomeração de pessoas.

Caso o município ou o estado onde o projeto será executado exija o passaporte sanitário, o proponente terá que transformar seu evento presencial em virtual, “não podendo impor discriminação entre vacinados e não vacinados nos projetos financiados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura”, segue a portaria.

No Twitter, Mario Frias afirmou que a proibição do passaporte da vacina “visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”.

Na semana passada, Frias postou; “segregação não! Vamos lançar uma portaria proibindo o passaporte para quem utilizar a Lei Rouanet!”, em resposta a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência.

No fim de setembro, Mario Frias afirmou que não permitirá a adoção dos chamados “passaportes da vacina” em espaços culturais vinculados à União.

“Nenhum prefeito irá decidir o que os órgãos vinculados a mim irão ou não fazer. Não aceitarei fazer parte do teatrinho autoritário sanitarista. Nas entidades vinculadas da Cultura, não iremos adotar o abominável passaporte de vacinação, ponto final”, escreveu Frias nas redes sociais.

Com informações da Folhapress

Associação FelizCidade
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES