O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) para se defender das críticas que recebeu após votar contra o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) no julgamento realizado nesta quarta (20).
Ele escreveu que, como cristão e como jurista, fez o correto.
“Diante das várias manifestações sobre o meu voto ontem, sinto-me no dever de esclarecer que: [a] como cristão, não creio tenha sido chamado para endossar comportamentos que incitam atos de violência contra pessoas determinadas; e [b] como jurista, a avalizar graves ameaças físicas contra quem quer que seja. Há formas e formas de se fazerem as coisas”, disse na postagem.
“E é preciso se separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio. Mesmo podendo não ser compreendido, tenho convicção de que fiz o correto”, acrescentou.
O voto do ministro irritou bolsonaristas nas redes sociais. O magistrado foi indicado à corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com o predicado de ser “terrivelmente evangélico”, como foi classificado pelo próprio mandatário.
O STF condenou o deputado, por 10 votos a 1, por ataques feitos a integrantes do Supremo.
Mendonça votou para condenar o parlamentar, mas com pena menor do que os demais ministros: 2 anos e 4 meses, a serem cumpridos em regime inicialmente aberto.
Com informações da Folhapress