segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioBrasilÔmicron corresponde a 98,7% dos casos de Covid no Brasil, aponta estudo

Ômicron corresponde a 98,7% dos casos de Covid no Brasil, aponta estudo

A variante ômicron já corresponde a quase todos os testes positivos para detecção da Covid no Brasil, segundo levantamento feito por laboratórios do país. O estudo foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios CDL, Dasa e DB Molecular.

A investigação contou com a análise de mais de 8.000 testes RT-PCR feitos nas redes de laboratórios de 2 a 8 de janeiro. Constatou-se assim que 3.212 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Dentre esses, 3.171 (98,7%) eram de infecções causadas pela nova variante.

O estudo aponta que, em relação ao levantamento anterior, que analisou dados de 26 de dezembro a 1° de janeiro, o número de estados com indicação da ômicron passou de 9 para 18 e o de municípios, de 80 para 191.

Este é o terceiro levantamento realizado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) para rastrear a variante ômicron no Brasil.

A segunda pesquisa, que analisou exames coletados no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, apontou que a variante representava 92% dos casos de Sars-Cov-2 no Brasil. Já na primeira vez que a pesquisa foi publicada, com testes feitos entre os dias 1º e 25 de dezembro, a ômicron respondia por apenas 30% dos casos.

Além de analisar a incidência da ômicron, o levantamento mostra também o aumento de casos de Covid. Entre a última semana de 2021 e a primeira de 2022, a positividade nos exames pulou de 13,7% para 39,5%.

A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro deste ano. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.


Com informações da Folhapress

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES