24.5 C
Salvador
sábado, maio 28, 2022
InícioBrasilOperação Chuva em Camaçari integra diversas pastas da gestão

Operação Chuva em Camaçari integra diversas pastas da gestão

Com foco em executar ações preventivas de maneira integrada na cidade, principalmente em áreas consideradas de risco, a Prefeitura de Camaçari conta o programa Operação Chuva. A iniciativa reúne equipes de diversas pastas da administração municipal com a perspectiva de buscar alternativas que amenizem situações de emergência, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos. A cada ano, os trabalhos são redobrados no período de janeiro a abril, com a realização de serviços de limpeza e monitoramento das áreas previamente mapeadas pelos técnicos das pastas.

Cada órgão é responsável por realizar atividades que, juntas, somam resultados significativos e contribuem na manutenção e conservação de diversas áreas da cidade. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)atua na limpeza dos canais, córregos, canaletas, desobstrução de bueiros e bocas de lobo em diversos pontos da sede e costa do município. Para a execução dos serviços, os profissionais contam com o suporte de maquinários para o desassoreamento dos rios, com a remoção dos resíduos e sedimentos acumulados, para melhoria do escoamento das águas pluviais. Além disso, também acontece a limpeza manual, com a capinação da vegetação e recolhimento de demais resíduos.

A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) atua na limpeza e desobstrução de bueiros, roçagem e limpeza em pontos próximos aos canais, dentre outros procedimentos. E o cidadão pode se tornar o principal parceiro destas atividades, com a prática de descarte regular de entulho, deixando-os em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados na cidade. O munícipe tem seis locais à disposição, situados na: Rua Nova da Palha, no Burissatuba; Rua Corpo Santo, na Gleba C; Avenida Rio Bandeira, no Mangueiral; Avenida Luiz Gonzaga, no Phoc III; Rua Padre Paulo Maria Tonucci, no Nova Vitória; e na Rua Pascoal, no Dois de Julho. Desta forma, os resíduos são direcionados para um local apropriado de coleta e destinação.

O monitoramento das áreas que apresentam risco, atendimento à comunidade e registro de ocorrências são por conta da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), que está em constante alerta e realiza ações preventivas, se antecipando à chegada do período chuvoso. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o órgão pelo tridígito 199, telefone coorporativo (71) 99981-3641 ou os números fixos (71) 3622-7755 ou 7799. A Defesa Civil mantém um plantão de 24h para dar assistência e orientações necessárias aos munícipes.

Em tempo, caso, algum cidadão seja identificado em situação de vulnerabilidade, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) concede todo o suporte de acolhimento socioassistencial, com a realização de triagem, por meio do levantamento de dados socioeconômicos, para que a pasta possa fazer os encaminhamentos em situações de emergência de acordo com a legislação vigente da Política de Assistência Social.

Cidade Revistahttp://www.cidaderevista.com.br
Notícias e Parcerias? Chama no WhatsApp-> (71) 99900-3232
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES