Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do PTB Ilhéus, Luiz Uaquim, fez duras críticas ao Governo do Estado da Bahia no que tange a produção de Cacau em solo baiano. Na oportunidade, Uaquim lembrou que este ano de 2022 é um ano de eleições e que os ilheenses devem juntar força para triar do poder quem nunca se importou com o povo do Sul do Estado.
Uaquim culpou o governo petista pela chegada da doença Vassoura de Bruxa, que é causada pelo fungo Moniliophtora perniciosa, que provoca deformação, apodrecimento e morte nas partes afetadas dos cacaueiros, que adquirem a aparência de vassoura velhas. A enfermidade se propagou na Bahia no ano de 1989.
“Foi um crime pensado. foi introduzida para quebrar as pernas dos produtos, mas ela atingiu a todos. Quero chamar atenção dos comerciantes, das industrias… devemos reagir contra esse governo que instalou a vassoura de bruxa na Bahia. A cacauicultura já foi responsável por 60% do PIB baiano. Agora é hora de dar o troco. Esse partido se instalou na Bahia e vem se mantendo há 16 anos. Esse governo não pode se manter no poder, ele é invasor de terra, mentiroso, incompetente e corrupto”, disse o presidente do PTB Ilhéus.
Veja o vídeo completo: