segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioDestaquesProfessor de Oxford: reforço da vacina a cada seis meses é "insustentável"

Professor de Oxford: reforço da vacina a cada seis meses é “insustentável”

O professor da Universidade de Oxford, Andrew Pollard, um dos responsáveis pela criação da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, disse, em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph, que a aplicação indiscriminada e regular de reforços dos imunizantes “não é sustentável”.

Para Pollard, futuras doses devem ser aplicadas apenas em populações vulneráveis. “Sabemos que as pessoas vacinadas têm anticorpos fortes por alguns meses depois da terceira dose. Porém, mais dados são necessários para descobrir quando, se, e com que frequência vulneráveis devem receber outros reforços”, explica o professor.

Ele lembra que não é possível vacinar toda a população mundial a cada seis meses. “Não é sustentável ou barato”, diz.

“Para a vasta maioria de pessoas que já receberam o imunizante, o risco de Covid-19 severa é extremamente baixo, e é provável que iremos chegar a um ponto em que será melhor focar o reforço nos que mais precisam. Isso significa que teremos uma vacina atualizada anualmente? Ainda precisamos de mais informações para tomar esse tipo de decisão”, explica.

Segundo o professor, apesar da variante Ômicron estar elevando o número de novos casos, o pior da pandemia já passou e, em algum ponto, a sociedade vai precisar voltar à vida normal enfrentando e convivendo com a doença.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES