26.5 C
Salvador
segunda-feira, novembro 29, 2021
Blessed Modas
InícioBrasil"Temos que reconhecer o problema grave de desmate ilegal", diz Pacheco na...

“Temos que reconhecer o problema grave de desmate ilegal”, diz Pacheco na COP26

“Reconhecer nossos erros é premissa de toda negociação. É importante sentarmos na mesa fixando uma premissa real: temos um problema grave de desmatamento ilegal das nossas florestas”, disse nesta terça (9) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em evento do pavilhão do Brasil na COP26.

O discurso foi feito ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O governo federal tem promovido eventos no seu pavilhão sob a marca “Brasil real”, que busca divulgar dados positivos sobre a conservação ambiental no país, como a ampla cobertura florestal e a matriz elétrica majoritariamente renovável.

Para Pacheco, “o problema é o desmatamento ilegal, que faz com que tenhamos uma crise de imagem em relação aos demais países”.

O ministro reforçou as falas feitas nas últimas semanas sobre a importância dos incentivos financeiros para a conservação ambiental. “Como eu remunero um estado que tem lá 90% do território protegido? Como eu remunero lá vários guardas florestais?”, questionou, trazendo o exemplo de guias turísticos que podem passar a receber pagamentos por serviços ambientais, como um complemento fixo à renda do seu trabalho, de natureza variável.

“Em Alter do Chão (PA) já tem um serviço em que o guia turístico recebe para vigiar aquele território, porque ele precisa daquele território preservado para que o turista volte”, citou o ministro.

“O plano de crescimento verde está começando a dar resultados”, disse Leite
“É digno de registro a mudança de postura do governo nessa COP, reafirmando compromissos com o fim do desmatamento ilegal e a redução das emissões [de gases-estufa]. É muito simbólico”, disse o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).

Com informações da Folhapress

Associação FelizCidade
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Blessed Modas

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES