25.3 C
Salvador
sexta-feira, maio 27, 2022
InícioBrasilBahiaVereador e presidente da Câmara de Ibititá são acionados por utilização de...

Vereador e presidente da Câmara de Ibititá são acionados por utilização de veículo público para fins pessoais

A presidente da Câmara de Vereadores de Ibititá, Maria Gilaide Gomes dos Santos, e o vereador e ex-presidente da Câmara, Celson Marques de Almeida, foram acionados pelo Ministério Público estadual por ato de improbidade administrativa. Segundo a promotora de Justiça Edna Márcia Barreto de Oliveira, o vereador vem utilizando indevidamente veículo oficial da Câmara para satisfazer interesse pessoal, o que ocorre com a permissão da atual presidente do órgão, que autoriza todos os gastos do veículo.

As apurações realizadas pelo MP indicam que o vereador detém a posse do veículo de forma “ininterrupta e desarrazoada”, fora do horário de expediente, chegando até a guardá-lo em sua residência, no distrito de Feira Nova. Ele utiliza o veículo como se fosse seu para práticas sociais e para atender interesses pessoais, o que acontece em flagrante afronta aos princípios da eficiência, da finalidade e da moralidade administrativa, afirma Edna Márcia Oliveira. “Tão grave quanto a abusiva utilização do veículo em atividade particular é o fato de que todo o combustível consumido por Celson Marques foi pago pelos cofres públicos”, registra ela, explicando que constitui ato de improbidade administrativa, que importa enriquecimento ilícito, tanto pelo uso indevido do veículo público em atos privados, quanto pelo consumo em benefício próprio de combustível pago pelo erário.

A promotora de Justiça afirma ainda que não existe nenhum registro das atividades dos veículos oficiais da Câmara. Também não há registro ou controle da quantidade de combustível gasto mensalmente pelo órgão, o que motivou o MP a ajuizar ação que visa a proteção do patrimônio público e social do Município de Ibititá. Nesta ação, Edna Márcia Oliveira solicita à Justiça que obrigue a presidente da Câmara a proibir a utilização de quaisquer dos veículos oficiais da Câmara Municipal para fins pessoais; a promover o controle da quilometragem dos veículos; a adotar providências para que os veículos sejam guardados aos finais de semana ou feriados em locais próprios da Câmara, salvo aqueles que prestam serviços para o órgão nos finais de semana ou feriados; dentre outros.

Cidade Revistahttp://www.cidaderevista.com.br
Notícias e Parcerias? Chama no WhatsApp-> (71) 99900-3232
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS RECENTES